top of page

Ford e Toyota se unem em prol do carro conectado



A Ford e a Toyota aproveitaram a CES, maior feira de tecnologia do mundo, que começa nesta quinta-feira (5) em Las Vegas, para anunciar que estão unindo suas forças para acelerar a padronização de aplicativos que integram veículos a smartphones. Eles criaram o SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de software de código aberto para desenvolver apps para os carros.


Se você nunca ouviu falar nisso, software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado no qual o direito autoral permite que ele seja estudado, modificado e distribuído gratuitamente para qualquer finalidade.


O SmartDeviceLink foi criado, principalmente, para que haja um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores, que possa ser usado todas as montadoras. Assim, segundo a Ford, os desenvolvedores podem se concentrar em melhorar a experiência do usuário.


A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink, que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.


O SDL tem como primeiros membros as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit, Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram cartas de intenção para participar.


“Com o aumento da parceria e engajamento dos desenvolvedores, os consumidores vão ganhar experiências inovadoras com aplicativos”, disse Doug VanDagens, diretor global de Veículos e Serviços Conectados da Ford.


Shigeki Tomoyama, presidente da Toyota Connected Company, disse: “A conectividade dos smartphones com a interface do veículo é um dos serviços conectados mais importantes. Usando o SmartDeviceLink, podemos oferecer esse serviço aos nossos clientes de forma segura. Estamos empolgados em colaborar com muitos fabricantes de automóveis e fornecedores que compartilham da nossa visão.”


Essa é mais uma prova de que parcerias entre montadoras concorrentes podem levá-las mais longe. Recentemente na Europa, grandes nomes da indústria automobilística mundial se uniram para aumentar a infraestrutura para veículos elétricos nas estradas do Velho Continente.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page