top of page

ANS criará Grupo Técnico para avaliar Planos Acessíveis.


A ANS deliberou, em reunião de Diretoria Colegiada realizada em 25/01/2017, pela constituição de um Grupo Técnico composto por servidores de todas as diretorias e da Procuradoria Geral da Agência para análise preliminar de viabilidade técnica da proposta e posterior realização de consulta pública. Após essas etapas, a ANS poderá se manifestar sobre o tema apresentado. A proposta para criar um modelo de planos de saúde mais acessível à população foi apresentada pelo Ministério da Saúde por meio de um ofício com sugestões visando tornar a contratação de plano de saúde mais acessível à população.


No ano passado, as mensalidades de planos de saúde tiveram alta de 13,55%, a maior desde 1997, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo IBGE. O serviço pressionou os custos com saúde, que subiram 11,04% no ano passado.


Os planos com coparticipação ou franquia são aqueles em que o usuário paga, além do valor mensal, uma taxa a cada vez que passa por consulta ou faz exame. Como no plano tradicional, a coparticipação oferece as mesmas coberturas. Só que, no primeiro, não é preciso pagar por procedimentos, enquanto, no segundo, se paga parte da despesa. Essa taxa varia de uma operadora para outra, e pode ser cobrada por meio de um valor fixo ou um percentual, o que é determinado pelo próprio plano, conforme previsto em contrato. Uma consulta pode custar R$ 20 ou 20% do valor previsto na tabela da prestadora. Os contratos com coparticipação são comumente oferecidos nos planos coletivos empresariais e também entre os individuais/ familiares e coletivos por adesão - aqueles fornecidos por associação ou sindicato.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page